interface do VPN desativada ou inexistente

Durante a instalação do OpenVPN é feita a seguinte pergunta ao usuário:

Caso tenha sido escolhida a opção "PARAR a instalação", o openvpn não irá instalar a interface de rede virtual TAP/WIN32. Sem esta interface não será possível conectar ao servidor do vpn.

Outro problema que pode acontecer é o usuário clicar em "continuar assim mesmo" e desativar a interface TAP/WIN32. Para verificar se a interface foi desativada, siga os seguintes procedimentos:

- clique em INICIAR / CONFIGURAÇÕES / CONEXÕES DE REDE.

- Verifique se você possui a interface de rede TAP, e se a mesma encontra-se com um X vermelho. Isto significa que ela está ativa e pronta para ser utilizada pelo VPN. Caso a interface esteja desativada, ela irá aparecer cinza, conforme imagem abaixo.

- para ativar a interface basta clicar duas vezes no ícone com o botão esquerdo ou clicar uma vez com o botão direito e em seguida escolher a opção ATIVAR