Criação de e-mail

Com a utilização do VPN, foi criado o domínio pcivil.mg.gov.br, gerenciado pela Diretoria de Informática da Polícia Civil. Este domínio possibilitou a criação de outros domínios para as Unidades Policiais que não dispunham de linha de dados privativa, e consequentemente do e-mail corporativo '@pc.mg.gov.br'. Estes domínios são formados por um 'prefixo' no domínio 'pcivil.mg.gov.br' , como 'exemplo.pcivil.mg.gov.br'. A criação destes novos domínios possibilitou também a criação de e-mails no padrão '@exemplo.pcivil.mg.gov.br'. Em cada domínio podemos ter até 50 usuários, sendo que cada usuário poderá ter mais de um e-mail com a utilização de apelidos de e-mail e grupos de e-mail.

Exemplo de utilização de apelidos e grupos:

Criamos para a hipotética Delegacia de Polícia de Exemplo o domínio 'exemplo.pcivil.mg.gov.br'. Todos os usuários do domínio possuem um e-mail 'usuario@exemplo.pcivil.mg.gov.br'. O Investigador João da Silva possui o e-mail joao@exemplo.pcivil.mg.gov.br e escolheu também o apelido de e-mail silva@exemplo.pcivil.mg.gov.br. João irá receber e-mails enviados tanto para joao@exemplo.pcivil.mg.gov.br quanto para silva@exemplo.pcivil.mg.gov.br, acessando a sua conta de e-mail joao@exemplo.pcivil.mg.gov.br. João e José fazem parte do grupo de e-mail investigadores@exemplo.pcivil.mg.gov.br. Este grupo é externo de modo que qualquer pessoa pode enviar um e-mail para investigadores@exemplo.pcivil.mg.gov.br que este e-mail será enviado simultaneamente para João e José. O Delegado Marcos e a delegada Maria também tem seus e-mails em exemplo.pcivil.mg.gov.br, porém o grupo deles delegados@exemplo.pcivil.mg.gov.br é interno e somente eles podem mandar e-mails para delegados@exemplo.pcivil.mg.gov.br.

Inicialmente somente as Unidades Policiais que não possuem linha de dados eram beneficiadas com a criação do novo domínio, pois o acesso aos sistemas de email, agenda, documentos e sites dependia da liberação da internet. Hoje todos os computadores da Polícia Civil, independente de ter acesso liberado à internet, já podem acessar o domínio pcivil.mg.gov.br, e consequentemente todos os serviços disponibilizados.

De modo a possibilitar uma maior liberdade e uma nova gama de recursos inerentes à WEB 2.0, a Diretoria de Informática está criando novos domínios pcivil.mg.gov.br para todas as Unidades Policiais mineiras que se interessarem. Os NURIN - Núcleos Regionais de Informática serão os responsáveis por administrar estes e-mails, criando novos usuários, apelidos, grupos e recuperando senhas esquecidas. Até o treinamento dos NURIN a Diretoria de Informática fará este gerenciamento, ou se a Autoridade Policial desejar podemos passar o acesso de administrador para um policial indicado.

Para a criação do novo domínio, e principalmente dos e-mails para os usuários pertencentes a este domínio, faz-se necessário o envio de um e-mail para 'pesquisa@pcivil.mg.gov.br' informando os seguintes dados dos usuários:

NOME:

SOBRENOME:

CARGO:

MASP:

SETOR:

SUGESTÃO DE E-MAIL:

GRUPOS DE E-MAIL:

APELIDOS DE E-MAIL:

E-MAIL ALTERNATIVO:

Após a criação do novo domínio e dos e-mails, entraremos em contato através do e-mail alternativo que foi passado.