Introdução

O Virtual Private Network - ou simplesmente VPN - é uma tecnologia que cria túneis virtuais protegidos por criptografia dentro da internet, interligando computadores e possibilitando o acesso a vários sistemas internos.

Através dos conhecimentos acadêmicos adquiridos, dedicação e esforço próprio uma equipe de policiais da Diretoria de Informática desenvolveu e implementou o projeto VPN-PCMG em julho de 2007, com o objetivo de possibilitar o acesso aos sistemas PRODEMGE e INTRANET às Unidades Policiais que não possuem o link dedicado (LPD) mas que possuem uma conexão com a Internet.

Após dois anos de atividades o VPN-PCMG está presente em mais de 185 municípios mineiros, possuindo hoje mais de 736 computadores com acesso ao SIP e intranet. O VPN PCMG também permitiu que o projeto UAIMOVEL fosse implantado com sucesso, levando às comunidades carentes serviços de emissão da carteira de identidade e inscrição do CPF. Durante as obras no PSIU da Praça Sete os serviços de emissão de carteira de identidade e atestados estão sendo feitos no segundo andar da Rodoviária pelos notebooks do UAIMOVEL, utilizando o VPN-PCMG para acessar ao SIP.

O projeto VPN-PCMG foi selecionado entre os finalistas do prêmio e-Gov de 2009. O Prêmio e-Gov foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entregue anualmente, desde então, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.